O presente livro é um manual de boas práticas tendo em vista a prevenção criminal numa área sobre da cidade do Porto - o Centro Histórico -, atendendo a observações realizadas naqueles espaços, bem como a dados relativos aos registos criminais e ao autorrelato obtido através de um inquérito psicossocial.
As práticas redutoras/preventivas do crime aqui apresentadas, decorrentes dos resultados alcançados pelo projeto LookCrim, podem contribuir para melhorar não só o Centro Histórico do Porto, mas todas as áreas urbanas, na cidade do Porto e noutras, que, de alguma forma, possuam algumas similaridades.
Uma obra de acesso livre e destinada a todos os profissionais e alunos da segurança e do urbanismo, da criminologia, da sociologia, da psicologia da justiça, da arquitetura, da engenharia civil, das forças policiais e dos poderes autárquicos, bem como aos técnicos de segurança social e outros que atuem num domínio das ciências humanas e sociais em que possam também lidar com as questões da criminalidade e da vitimação.
Conteúdos:
· Enquadramento conceptual
· Segurança, policiamento e agentes da ordem
· Diagnósticos locais de segurança
· Espaços e prevenção criminal
· Diagnóstico local de segurança (DLS)
· Diagnóstico do meio escolar (DME)
· Estatísticas oficiais
· Análise espacial
· Intervir para prevenir
· Intervenção comunitária
· População
· Registos oficiais do crime - do controlo formal e informal
· Espaços
Público-Alvo
· Profissionais e alunos de segurança, urbanismo, criminologia, sociologia, psicologia da justiça, arquitetura, engenharia civil.
· Forças policiais
· Poderes autárquicos
· Técnicos de segurança social e das ciências sociais e humanas
Autores
LOOKCRIM (ORG.)
Observatório Permanente Violência e Crime. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
Universidade Fernando Pessoa.
Laura M. Nunes (Coord)
Doutorada em Ciências Sociais/Psicologia/Delinquência. Docente na Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto. Coordenadora do 2.º ciclo de estudos em Criminologia. Cocoordenadora do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC-UFP). Investigadora Responsável (IR) do projeto "LookCrim - Looking at crime: Communities and physical spaces" (PTDC/DIR-DCP/28120/2017). Membro integrado do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov-UM), em Braga. Desenvolve investigação nos domínios da criminologia e da segurança.
Ana Sani (Coord.)
Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Docente na Universidade Fernando Pessoa (UFP), no Porto. Coordenadora do 2.º ciclo de estudos em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime. Cocoordenadora do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC-UFP). Co-investigadora Responsável (Co-IR) do projeto "LookCrim - Looking at crime: Communities and physical spaces" (PTDC/DIR-DCP/28120/2017). Membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM), em Braga. Desenvolve investigação nos domínios da vitimologia, psicologia forense e criminologia.