a) Qual o formato de eBook disponível nos websites do Grupo LIDEL?
O formato disponível para venda é o VBK. Este formato é específico da aplicação de leitura online/offline da VitalSource Bookshelf que o Grupo LIDEL utiliza. Tem funcionalidades semelhantes a um ePub ou pdf, consoante informação disponível na página de apresentação da obra. A manutenção e suporte técnico da plataforma de leitura Bookshelf é da exclusiva responsabilidade do seu proprietário, Vitalsource.
b) O que significa "Acesso por XX meses”?
Se o eBook que pretende está identificado com "Acesso por XX meses” significa que o acesso ao mesmo ficará disponível durante o número de meses indicado após aquisição.
c) O meu dispositivo é compatível com o formato do eBook?
Sim, a aplicação VitalSource Bookshelf está disponível para Windows, iOS e Android.
d) Preciso de instalar uma aplicação de leitura no meu dispositivo?
e) Em quantos dispositivos posso aceder à aplicação da VitalSource Bookshelf?
A VitalSource Bookshelf permite que tenha dois computadores e dois dispositivos móveis ativados a qualquer momento. Se quiser ativar um computador ou dispositivo móvel diferente dos já ativados e já recebeu a mensagem de erro ”Atingiu o número máximo de ativações”, poderá retirar um computador ou dispositivo móvel antigo da lista de ativações de modo a ativar um novo. De forma a poder efetuar essa gestão, basta efetuar sign in na área online VitalSource e no canto superior direito clicar no ícone de gestão de conta (representado por um boneco). Basta depois escolher a opção devices e desativar o dispositivo pretendido de forma a poder adicionar um novo. Para adicionar um novo dispositivo é apenas necessário fazer sign in na aplicação VitalSource Bookshelf utilizando este dispositivo novo.
f) Como posso comprar um eBook?
Para comprar basta escolher o separador eBooks no lado esquerdo do seu ecrã e, dentro da área temática pretendida, irá ter acesso aos eBooks disponíveis. Sempre que exista a versão eBook de um dos nossos livros impressos esta opção estará assinalada na página de cada livro, por cima do seu título. Após encontrar o eBook pretendido deverá clicar no botão "comprar” e o eBook será adicionado ao seu carrinho. Não é possível comprar mais do que um exemplar do mesmo eBook.
g) Quais as modalidades de pagamento disponíveis para a compra dos meus eBooks?
A compra de eBooks só é possível através de pagamento via Cartão de Crédito. Poderá em alternativa utilizar o sistema MBnet, após registo em qualquer terminal Multibanco.
h) Posso comprar livros e eBooks na mesma encomenda?
Sim, mas neste caso o pagamento terá de ser efetuado com Cartão de Crédito ou MBnet.
i) Como recebo o meu eBook?
Após validação do pagamento da sua encomenda irá receber um email de confirmação com todas as credenciais de acesso (login e password) para a conta VitalSource, bem como o link onde poderá aceder á área de sign in VitalSource. Após fazer o sign in com as credenciais facultadas no email, terá acesso à sua biblioteca onde estará disponível o livro adquirido. É aconselhável, por questões de segurança que, posteriormente, altere a sua password de acesso VitalSource. A partir deste momento poderá ler o seu eBook online. Para ler o seu eBook no modo offline siga os passos descritos no ponto l).
j) Como recebo a fatura?
Caso a sua encomenda contenha apenas eBooks, a fatura ser-lhe-á enviada para o endereço de email do seu registo nos dias úteis seguintes à sua compra. Se a encomenda incluir também livros impressos, a fatura seguirá para a morada de entrega indicada juntamente com a mercadoria.
k) Como ler um eBook no modo online num computador, tablet ou smartphone?
Para ler um eBook online em qualquer dos dispositivos basta aceder ao seguinte link:
https://bookshelf.vitalsource.com/#/user/signin e introduzir o seu email e password. Após realizar o
sign in entrará na sua biblioteca e poderá escolher o livro para leitura.
l) Como ler um eBook em modo offline num computador, tablet ou smartphone?
Para ler um eBook offline em qualquer dos dispositivos basta aceder ao seguinte link:
https://support.vitalsource.com/hc/en-us/articles/201344733-Bookshelf-Download-Page e descarregar a aplicação de leitura de acordo com o dispositivo escolhido. Após a instalação da aplicação, deverá realizar o
sign in com o mesmo email e password VitalSource do modo online e terá acesso à sua biblioteca. A biblioteca irá fazer a sincronização e terá acesso aos livros comprados.
m) Os eBooks ficam sempre disponíveis após ter feito o download?
Após ter sincronizado a sua biblioteca na aplicação VitalSource
Bookshelf, os seus eBooks ficarão disponíveis na mesma. Caso tenha
adquirido um eBook identificado com "Acesso por XX meses", a disponibilidade do seu conteúdo terminará após decorrido o número de meses indicado no ato de aquisição.
n) Posso imprimir, copiar ou partilhar o meu eBook?
Não estão disponíveis as opções de imprimir, copiar ou partilhar o seu eBook.
o) Quantos downloads posso fazer do mesmo eBook?
Apenas será necessário fazer download do seu eBook uma vez, pois sempre que efetuar sign in na aplicação VitalSource em cada um dos dispositivos, após sincronização da biblioteca, o seu eBook ficará disponível.
p) Posso devolver o meu eBook e receber o respetivo reembolso?
Não. Após fornecimento, o eBook não pode ser devolvido pois trata-se de um produto de natureza digital. Em virtude da natureza digital dos eBooks, a execução do respetivo download será considerada uma quebra de inviolabilidade, não sendo possível, a partir desse momento, proceder à sua devolução.
q) Não resido em Portugal, posso comprar eBooks nos websites do Grupo LIDEL?
Sim, no entanto poderão existir restrições de venda de eBooks para certos países devido a direitos de publicação. Se um produto não estiver disponível no seu país, no checkout será apresentada uma mensagem com a informação: "Não é permitida a compra do(s) seguinte(s) produto(s) para o país selecionado.
r) Existem limitações na utilização dos meus eBooks?
Nos eBooks do Grupo LIDEL não é permitida a impressão nem cópia de texto, figuras e tabelas. As tabelas de alguns livros do Grupo LIDEL não serão pesquisáveis. Não será possível fazer zoom nas imagens de alguns livros do Grupo LIDEL.
s) O que posso fazer com o meu eBook?
- Posso navegar na tabela de conteúdos para aceder mais rapidamente ao capitulo/secção que me interessa;
- Posso fazer pesquisa por texto/termos;
- Posso destacar/sublinhar texto que depois irá aparecer na secção "destaques”;
- Posso criar notas que irão aparecer na secção "destaques”;
- Posso aumentar/diminuir o tamanho da letra;
- O texto selecionado pode ser-me lido através da ferramenta "começar leitura”(via leitura automática da máquina) no meu PC;
- Posso aceder a todos os livros na "Minha biblioteca”.