O livro Práticas de Intervenção na Violência e no Crime dá continuidade a um esforço de construção do conhecimento científico produzido em Portugal, constituindo-se, sobretudo, como uma ferramenta útil para os estudantes do ensino superior, bem como para os profissionais e técnicos de diferentes áreas, que encontrarão aqui as principais práticas de intervenção para fazer face a um qualquer fenómeno de violência e/ou crime.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
- Vitimação múltipla infantil e juvenil
- Acolhimento institucional
- Abuso sexual
- Violência vicariante
- Alienação parental
- Violência filioparental
- Violência na intimidade
- Dependência de drogas ilegais
- Agressão sexual
- Tráfico de seres humanos
- Violência de género
- Violência sobre idosos
- Famílias multiproblemáticas
Público-Alvo
- Estudantes universitários
- Profissionais e técnicos de áreas relacionadas com as práticas de intervenção na violência e no crime
- Interessados, em geral
Pré-visualização
Autores
Ana Isabel Sani
Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (UM). Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa (UFP). Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime, Cocoordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e perita forense. Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da UFP. Membro integrado externo do Centro de Investigação em Estudos da Criança na UM.
Sónia Caridade
Licenciada, Pós-Graduada e Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar na Universidade Fernando Pessoa (UFP). Cocoordenadora da Unidade de Psicologia Forense da Clínica Pedagógica de Psicologia da UFP e perita forense. Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da UFP. Autora de diversas publicações, nacionais e internacionais, na área da Psicologia da Justiça.