A intervenção profissional com famílias é um tema que tem sido abordado e debatido pelo Serviço Social desde as suas origens, garantindo assim à profissão uma inserção estratégica no cenário contemporâneo da política social.
De facto, as famílias são uma das principais unidades de análise e um dos pilares fundamentais da intervenção do Serviço Social. Atualmente, esta intervenção dirige-se não a um tipo ideal de família, mas a vários tipos: famílias recompostas, monoparentais, nucleares, com casais do mesmo sexo, entre outras.
Este livro reúne o trabalho de assistentes sociais, docentes e investigadores, dando-se enfoque à intervenção sistémica e à intervenção individualizada e com famílias, com vários exemplos de intervenções neste domínio. Evidencia-se, igualmente, a intervenção em situações de acontecimentos adversos de saúde, com crianças em idade escolar, pessoas LGBT, imigrantes e famílias de idosos.
Procura-se, ainda, relevar o conhecimento que é produzido noutros contextos societários, como é o caso do Brasil, com a participação de várias autoras que se têm destacado nesta área.
Neste livro abordam-se as seguintes temáticas:
·Intervenção sistémica com famílias
·Intervenção com crianças e famílias
·Relação de ajuda em Serviço Social
·Mediação de conflitos na família
·Impactos da violência doméstica
·Famílias em contexto hospitalar
·Cuidados familiares na velhice
·Intervenção individualizada
·Famílias e pessoas LGBT
·Serviço Social nas escolas
·Descanso do cuidador
·Famílias imigrantes
Informação adicional sobre o livro
Maria Irene de CarvalhoAssistente social, doutorada em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), sendo também licenciada e mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. É especialista em educação de adultos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa) e pós-graduada em Família e Sociedade pelo ISCTE. Docente da Licenciatura em Serviço Social e coordenadora dos mestrados em Gerontologia Social e em Serviço Social e Política Social da Universidade Lusófona de Humanidaes e Tecnologias (ULHT). Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (CAPP-ISCSP) da ULisboa.