eBook em formato PDF.
Conheça todas as características dos nossos eBooks na secção "perguntas frequentes", disponível no nosso website (rodapé).
Neste e-Book é analisada a situação de emergência em saúde pública decorrente da infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a doença denominada COVID-19. Escrito em pleno pico da pandemia em Portugal, apresenta-se uma sistematização e análise sobre a pandemia e os seus efeitos, procurando evidenciar a intervenção dos profissionais de Serviço Social neste contexto tão particular.
São descritas as medidas de contingência adotadas pelo Estado português e em organizações e instituições, tais como hospitais, autarquias e instituições de solidariedade social que prestam cuidados à população, revelando o papel do Serviço Social nestes contextos - proteger as populações e os colaboradores.
Intervir em emergência de saúde pública e em situação de crise é um desafio para todos os profissionais, incluindo os assistentes sociais, que têm estado também na linha da frente no combate à pandemia de COVID-19, sobretudo na proteção dos grupos mais vulneráveis, nomeadamente doentes com comorbilidades, pessoas portadoras de deficiência, doentes mentais, pessoas idosas, mulheres, crianças e jovens, imigrantes e refugiados, reclusos e pessoas em situação de sem-abrigo.
CONTEÚDOS ABORDADOS
Planos de contingência institucionais e casos práticos em: Hospitais ; Autarquias; Estruturas residenciais para pessoas idosas e cuidados continuados; Instituições de prestação de cuidados às famílias; Educação e centros lúdicos; Serviços para as pessoas em situação de sem-abrigo e migrantes; Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e lares de crianças em perigo.
Público-Alvo
§Profissionais
§Estudantes de Serviço Social
Pré-visualização
Autores
Maria Irene de Carvalho
Doutora em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), mestre e licenciada em Serviço Social (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa - ISSSL). Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa na Unidade de Serviço Social e de Política Social. Investigadora integrada e coordenadora (em conjunto) do Núcleo de Investigação em Serviço Social do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), ISCSP. Membro de associações internacionais na área da profissão, do ensino e da investigação em Serviço Social. Autora de mais de 40 artigos científicos com revisão de pares e capítulos de livros sobre o tema do Serviço Social e gerontologia. Coordenadora e autora de livros sobre Serviço Social publicados pela Pactor.