A avaliação psicológica é uma dimensão central da prática psicológica e assume nos contextos clínicos e da saúde uma importância particular, sendo fundamental na compreensão das dinâmicas psicológicas subjacentes aos casos e central na monitorização do progresso das intervenções.
Este livro reúne uma diversidade de provas e testes de avaliação psicológica centrais na avaliação de crianças, famílias, adultos e idosos, em contextos clínicos e da saúde, validados para a população portuguesa.
Assim, tem como objetivo tornar mais acessível aos investigadores e aos psicólogos informação prática relativa a instrumentos de avaliação psicológica devidamente validados para a população portuguesa e serve os interesses de profissionais, de investigadores e de estudantes de Psicologia.
Espera-se, com esta obra, continuar a contribuir para um uso mais sistemático e empiricamente sustentado dos instrumentos na avaliação psicológica, afirmando a prática científica da Psicologia.
Público-Alvo
· Profissionais;
· Investigadores;
· Estudantes do ensino superior.
Pré-visualização
Autores
Coordenadores
Miguel M. Gonçalves
Psicólogo, psicoterapeuta e Professor Catedrático na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (EPsi/UMinho). É atualmente Diretor do Centro de Investigação em Psicologia da UMinho e Vice-Presidente da Escola de Psicologia. Entre 2010 e 2015 foi Editor Associado da Revista Psychotherapy Research (Routledge). Tem publicado internacionalmente sobre o processo de mudança narrativa em psicoterapia, estando neste momento a desenvolver um programa de investigação que analisa os processos narrativos que conduzem à mudança em diversos modelos psicoterapêuticos.
Mário R. Simões
Psicólogo, doutorado em Avaliação Psicológica e Professor Catedrático na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), instituição na qual é responsável por várias unidades curriculares (e.g., Avaliação Psicológica I; Avaliação Neuropsicológica; Instrumentos de Avaliação e Relatórios Psicológicos). Coordenador do Programa de Doutoramento em Neuropsicologia e da subárea de Psicogerontologia Clínica do MIP da FPCEUC. Investigador Responsável por vários projetos com financiamento externo (Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT, Fundação Calouste Gulbenkian - FCG, Bial). Investigador Responsável do Grupo Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC). Diretor do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) da FPCEUC. Responsável pela Consulta de Avaliação Neuropsicológica da FPCEUC, que responde a pedidos de avaliação solicitados por tribunais.
Leandro S. Almeida
Psicólogo, doutorado em Psicologia (especialidade de Psicologia da Educação), pela Universidade do Porto. É Professor Catedrático no Instituto de Educação da UMinho, lecionando unidades curriculares sobre Cognição e Aprendizagem, ou Metodologia de Investigação. É Coordenador do Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (ObservatoriUM), concentrando a sua investigação maioritariamente no tema da adaptação, desenvolvimento psicossocial e sucesso académico dos estudantes no ensino superior. Autor e coautor de várias provas psicológicas, em uso em Portugal e noutros países de língua portuguesa e espanhola.