Uma obra emocionante para ser lida e apreciada por todos os profissionais de educação, pelos pais e também pelos jovens alunos!
O papel dos professores, dos educadores e dos pais é fulcral para o desenvolvimento harmonioso de crianças e jovens. Por isso, quando se utilizam as estratégias corretas, a gestão da sala de aula torna-se simples e eficaz.
A obra Inquietudes de Uma Adolescente: Mais Estratégias para Turmas Menos Difíceis, apresenta-se como uma útil ferramenta no cumprimento dessa nem sempre fácil tarefa.
Para tal, ao longo do livro, uma aluna, de nome Maria, relata na primeira pessoa as suas vivências desde a entrada no ensino pré-escolar até ao 10.º ano de escolaridade, "viajando" entre os seus contextos familiar e escolar. A história vai assim ao encontro das diversas experiências de vida de uma criança que se torna adolescente, oferecendo possíveis formas de atuação face a essas experiências e uma reflexão sobre boas-práticas, direcionadas a todos os envolvidos no processo educativo que, no final de cada capítulo, são convidados a pôr em prática várias atividades narradas pela protagonista e que incluem estratégias e dinâmicas que podem ser utilizadas quer na escola, quer em casa.
O presente livro apresenta, assim, a(s) realidade(s) no dia a dia dos mais novos, contribuindo para ajudar professores e pais a ultrapassar algumas dificuldades que sentem no seu desempenho enquanto educadores e fornecendo sugestões para saberem lidar diariamente com as crianças e adolescentes, respeitando o seu ritmo de aprendizagem e características distintas.
O percurso escolar da Maria é certamente semelhante ao de muitos jovens,
e no seu relato são abordados temas como:
- Perturbação do Espectro do Autismo
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção
- Dislexia
- Bullying
- Divórcio
- Depressão
- Violência no namoro
- Sexualidade
- Burnout
- Ciberbullying
- O vício de roubar
- Direitos dos idosos
- COVID-19
Público-Alvo
- Professores, Educadores e Pais
Pré-visualização
Autores
Catarina Ribeiro
Psicóloga no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, é membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses e formadora desde 2002.
Apresentou várias comunicações em congressos e participou como oradora convidada em diversas conferências sobre alienação parental. Publicou ainda manuais acerca de Cidadania e do Mundo Atual para cursos de Educação e Formação (CEF) e participou no livro Psicologia Forense: Instrumentos de Avaliação da Pactor.
Célia Português
Adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, em Vila Nova de Gaia, é professora licenciada do 1º e 2º ciclos, variante de Matemática e Ciências, com Mestrado em Biologia (via ensino). Com interesse na área da Educação, em prol do sucesso e bem-estar dos mais diversos alunos, participou em várias obras, tais como Cooperar na Sala de Aula para o Sucesso e Cooperar para o Sucesso com Autonomia e Flexibilidade Curricular, publicadas pela Pactor.