Partindo dos contributos da Sociologia da Família e do Género, esta obra analisa dois objetos fundamentais: as dinâmicas familiares e as relações sociais de género nas sociedades contemporâneas. Está organizada em três grandes partes: a primeira dá conta da identidade e das orientações epistemológicas da Sociologia da Família e do Género, a segunda é dedicada ao estudo de grandes temas desta área disciplinar e a terceira incide sobre a problemática do género, socialização e construção de identidades, mobilizando-se para a sua análise quer as teorias sociológicas do género, quer as principais teorias feministas contemporâneas.
Trata-se de um livro que visa contribuir para uma formação ampla dos estudantes interessados neste domínio de especialização, fornecendo, também, elementos e conteúdos básicos aos profissionais que lidam diretamente com as questões da família e do género nos mais diversos contextos de intervenção, como é o caso dos sociólogos, assistentes sociais, psicólogos, antropólogos, agentes da saúde e da justiça, entre outros. Acima de tudo, esta obra pretende fornecer aos estudantes, académicos, profissionais e ao público, em geral, instrumentos teóricos, metodológicos e operacionais que lhes permitam analisar, de forma crítica e reflexiva, as relações familiares e de género nas sociedades atuais.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
- Variação dos modelos familiares e de vida em comum;
- Divórcio;
- Parentalidade;
- Lugar da criança na família moderna;
- Estatuto dos idosos;
- Principais linhas de força dos comportamentos de género;
- Persistência de assimetrias com reflexos na vida conjugal, profissional, e no domínio da participação pública feminina.
Público-Alvo
- Estudantes universitários;
- Sociólogos;
- Assistentes sociais;
- Psicólogos;
- Antropólogos;
- Agentes da saúde e da justiça;
- Todos os interessados.
Pré-visualização
Autores
Isabel Dias
Doutorada em Sociologia. Professora Associada com Agregação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) - Departamento de Sociologia. Investigadora no Instituto de Sociologia da FLUP. A sua atividade de investigação tem-se centrado na problemática da violência doméstica, nas suas múltiplas vertentes, e tem desenvolvido, de igual modo, intensa pesquisa nos domínios da família, do género e do envelhecimento. Autora de livros, capítulos de livros e vários artigos científicos sobre violência doméstica, género e envelhecimento, publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Tem coordenado e participado em diversos projetos de investigação de âmbito nacional e internacional.