Os 12 capítulos reunidos neste livro ilustram desenvolvimentos recentes no campo da sociologia da saúde e da doença, em Portugal e no Brasil, e integram significativos contributos de diversos investigadores que, em ambos os países, têm submetido ao crivo da análise sociológica as instituições, as profissões, as políticas, as tecnologias, os atores, e a pluralidade de saberes, poderes e fazeres que povoam este campo caracterizado pela sua complexidade e multidimensionalidade.
Proporciona-se ao leitor uma visão global, diversificada e atualizada sobre o campo da saúde e da doença e fornecem-se instrumentos facilitadores do questionamento crítico e reflexivo dos desafios que esses campos colocam nas sociedades contemporâneas. Disponibiliza-se assim bibliografia em português, que pode servir de base a unidades curriculares que fazem parte dos planos de estudos de cursos superiores graduados e pós-graduados na área das ciências sociais, humanas e da saúde.
Para além dos estudantes, o livro dirige-se a um público diversificado de cientistas sociais, profissionais de saúde, trabalhadores sociais, políticos, gestores de estruturas de saúde, associações, bem como todos aqueles que trabalhem com saúde, relações interculturais e que se interessem pela temática.
Esta obra disponibiliza ainda a correspondência dos principais termos técnicos para o Português do Brasil.
Nesta obra destacam-se temas da sociologia da saúde e da doença tão relevantes como:
· A construção social da saúde;
· Os determinantes sociais de saúde;
· As políticas de saúde;
· As novas configurações organizacionais e profissionais;
· A medicalização das sociedades;
· As racionalidades leigas;
· A doença mental e o indivíduo, a família e a comunidade;
· As relações sociais e mediações entre profissionais, cuidadores e doentes;
· As redes sociais de saúde;
· Os sistemas de saúde complementares/alternativos e as práticas integrativas;
· Os novos públicos de saúde, as novas tecnologias e novos campos;
· As novas formas de desigualdade e discriminação em saúde e no acesso à saúde.
Informação adicional sobre o livro
CoordenaçãoFátima AlvesÉ Professora Auxiliar na Universidade Aberta e Investigadora no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI). Coordena a extensão do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, na Universidade Aberta, nomeadamente a Linha Ecologia e Sociedade. Doutorada em Sociologia, tem publicado e desenvolvido a sua investigação na área da saúde, saúde mental, políticas sociais, racionalidades leigas, interculturalidade, cidadania social e ambiental, sustentabilidade e participação.
CoorganizaçãoLuísa Ferreira da Silva Breno Fontes (Brasil)
Madel T. Luz (Brasil)
AutoriaAmélia Augusto Bárbara Bäckström Cláudia Nogueira Eliane Fonte (Brasil)
Felismina Mendes Graça Carapinheiro Helena Serra Jonatas Ferreira (Brasil)
Nelson Filice de Barros (Brasil)
Pedro Hespanha Sílvia Portugal Soraya Vargas Côrtes (Brasil)
Tiago Correia