As psicoterapias são hoje um recurso para a vida quotidiana. Quase todas as pessoas, em algum momento da sua vida, decidem fazer ou são encaminhadas para uma psicoterapia. Por múltiplas razões, umas mais instrumentais, outras mais existenciais, umas mais circunstanciais e outras mais de fundo, quase todos nós, confrontados com medos irracionais, dificuldades de contacto e relação a diferentes níveis, ambientes familiares ou profissionais disfuncionais, perdas significativas, entramos em zonas de sofrimento para as quais a resposta contemporânea mais efetiva se encontra na psicoterapia.
Escolher uma dada psicoterapia ou encaminhar alguém para ela é ainda um tema difícil para a população em geral e mesmo para os técnicos de saúde ou das áreas das ciências sociais e humanas que, sabendo estar perante alguém que beneficiaria de acompanhamento psicoterapêutico, conhecem, no entanto, pouco das especificidades das diferentes psicoterapias.
Este livro escrito por 41 terapeutas experientes, de relevantes sociedades científicas, e destinado a estudantes e profissionais de psicologia, saúde e educação mas, também, útil a outros interessados, pretende colmatar estas dificuldades ao mesmo tempo que permite uma panorâmica geral das mais importantes psicoterapias praticadas em Portugal.
Principais conteúdos:
- Psicoterapia existencial
- Terapias cognitivo-comportamentais
- Psicanálise
- Psicoterapia de grupo
- Psicodrama
- Integração em psicoterapia
- Investigação em psicoterapia
Público-Alvo
Estudantes e profissionais dos cursos de Psicologia, Saúde e Educação
Pré-visualização
Autores
Coordenadora e autora
Isabel Leal
Psicóloga e Psicoterapeuta, é Doutorada em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain,
na Bélgica. É Professora Catedrática no ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, onde é Investigadora do William James Center for Research, Presidente do seu Conselho Científico e responsável pela formação em intervenção em psicologia clínica e psicoterapia. Foi Coordenadora do Departamento de Psicologia Clínica da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, que fundou, e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde.