O interesse científico pela sexualidade encontrou condições desfavoráveis ao seu desenvolvimento ao longo dos tempos. Um discurso silenciador e repressivo das vivências sexuais (e do desenvolvimento da Sexologia) no nosso país levou a que não se falasse durante muito tempo das questões da sexualidade.
Entretanto, a sexualidade passou a ser um tema de estudo que conquistou o seu reconhecimento enquanto marcador fundamental da saúde, gerador de prazer e satisfação, mas também de sofrimento e mal-estar.
O presente livro, de pendor clínico, constitui-se como uma fonte de reflexão, mas também de orientações práticas e técnicas de intervenção, encontrando-se dividido em três partes: dos conceitos basilares, às disfunções sexuais e a outras áreas de intervenção clínica.
Com um caráter atual e com o cunho da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, esta obra destina-se a profissionais e estudantes das áreas da Psicologia e da Psiquiatria, bem como a outros profissionais que, devido à interdisciplinaridade do tema, encontrarão aqui um recurso de referência para a sua prática clínica.
Principais conteúdos:
· A História da Crença e do Placebo no Ocidente até aos Finais do Século XIX;
· Direitos Sexuais;
· Noções Básicas de Terapia Sexual;
· Perturbação do Interesse/Excitação Sexual (Feminino);
· Perturbação do Orgasmo Feminino;
· Perturbação de Dor Genitopélvica/Penetração;
· Perturbações da Ejaculação;
· Perturbação do Desejo Sexual Masculino Hipoativo;
· Disfunção Erétil;
· Desenvolvimento Psicossexual;
· Neurodiversidade;
· Diversidade Funcional;
· Diversidade do Interesse Sexual/Parafilias;
· Hipersexualidade;
· Intervenção Psicológica na Agressão Sexual;
· Intervenção Psicológica na Disforia de Género/Incongruência de Género e Pessoas Transgénero;
· Sexualidade e Doença Crónica;
· Sexologia Clínica na Doença Mental;
· O Futuro da Sexologia.
Público-Alvo
· Profissionais e estudantes das áreas da Psicologia e da Psiquiatria;
· Outros profissionais que, devido à interdisciplinaridade do tema, encontrarão aqui um recurso de referência para a sua prática clínica.
Pré-visualização
Autores
Coordenadora
Patrícia M. Pascoal
Professora associada da Universidade Lusófona. Psicóloga clínica, psicoterapeuta e terapeuta sexual, tem doutoramento europeu em Psicologia Clínica. Trabalhou cerca de 10 anos a tempo inteiro como psicóloga clínica no Serviço Nacional de Saúde na área da Saúde Mental. Coordenadora científica da Consulta de Sexualidade do Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil. Publica internacionalmente em Saúde Mental e Sexologia. Deputy editor in-chief do Sexual Medicine (open access). Atualmente, é membro da Direção da European Federation of Sexology e da Consultoria Clínica Internacional sobre Disfunções Sexuais da International Society for Sexual Medicine e da European Sexual Medicine. É membro dos corpos sociais da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e co-chair do grupo de trabalho sobre pensamentos negativos repetitivos da European Association for Behavioural and Cognitive Therapies. Coordena o Mestrado em Sexologia na Universidade Lusófona e cocoordena o Doutoramento em Psicologia Clínica, Orientação Cognitivo-Comportamental, na Universidade Lusófona. Foi vice-chair da Comissão de Educação da International Society for Sexual Medicine e presidiu à Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica até 2022. Atualmente, é presidente da Assembleia Geral e da Comissão Científica da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.
Coordenadores adjuntos
Júlio Machado Vaz - Médico Psiquiatra. Vice-presidente da SPSC até 2022.
Graça Santos - Coordenadora da consulta de sexologia e psiquiatra no CHUC. Vice-presidente da SPSC (2018-2022)
Gabriela Moita - Psicodramatista e sexologista.
Sandra Vilarinho - Psicóloga clínica. Terapeuta Sexual.
A. Santos Pereira - Médico Psiquiatra. Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.