1º Tratado de Medicina Legal feito em Portugal!
A realização de exames e perícias de medicina legal e forenses assume uma importância fulcral para a sociedade, tendo em conta a relevância da prova pericial no exercício da justiça, no âmbito do direito penal, civil e do trabalho. Na observância das normas e dos preceitos legais e éticos e em articulação com as autoridades judiciárias e judiciais competentes, os peritos médicos têm, assim, a importante missão de reunir as evidências necessárias para o apuramento da verdade.
Em colaboração estreita com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P., e reunindo o saber atestado pela investigação científica e pela prática de uma vasta equipa multidisciplinar, esta obra completa encontra-se estruturada em sete partes, nas quais se percorrem e aprofundam os temas de base histórica, jurídica e ética da medicina legal e as várias temáticas associadas à área forense, nos ramos da patologia, da clínica, da toxicologia, da genética, da psiquiatria e da psicologia.
Desta forma, o Tratado de Medicina Legal constitui-se não só como uma ferramenta essencial para estudantes do ensino superior e investigadores, mas também como um documento orientador da atividade profissional dos peritos médicos e não médicos.
Temas:
· História da medicina legal
· Estatuto jurídico do cadáver humano
· Ética e Intervenção médico-legal
· Qualidade e acreditação de atividades forenses
· Exame do local e do hábito externo
· Fenómenos cadavéricos e de conservação
· Medicina dentária em patologia e clínica forenses
· Nexo de causalidade e estado anterior
· Estimativa da idade e Lesões
· Imagiologia forense
· Medicina legal no Serviço de Urgência
· Enfermagem forense
· Fotografia forense
· Toxicologia forense
· Genética
· Criminalística biológica
· Psiquiatria forense
· Avaliação psicológica forense
· Perícias e Relatórios (neuro)psicológicos forenses
Público-Alvo
·Estudantes do ensino superior
·Investigadores e profissionais das áreas de medicina legal, ciências forenses, direito, criminologia, ciências biomédicas, análises clínicas e saúde pública, bioquímica, enfermagem, psicologia e psiquiatria
Pré-visualização
Autores
Francisco Corte Real
Presidente do Conselho Diretivo do INMLCF. Presidente da Direção da Rede de Serviços Médico-Legais e Forenses de Língua Portuguesa. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Foi Presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos, Presidente da Associação Portuguesa de Avaliação do Dano Corporal e Presidente da Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Especialista em Medicina Legal, pela Ordem dos Médicos.
Agostinho Santos
Vice-Presidente do Conselho Diretivo e Diretor da Delegação do Norte do INMLCF. Professor Associado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Professor Auxiliar Convidado na Escola de Medicina da Universidade do Minho. Especialista em Medicina Legal, pela Ordem dos Médicos.
Laura Cainé
Vogal do Conselho Diretivo e Diretora da Delegação do Centro do INMLCF. Professora Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da Escola da Direito da Universidade do Minho. Especialista Superior de Medicina Legal do INMLCF.
Eugénia Cunha
Vogal do Conselho Diretivo e Diretora da Delegação do Sul INMLCF, I. P. Professora Catedrática Convidada do Departamento de Ciências da Vida na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Antropóloga forense. Membro do grupo de Patologia e Antropologia da Interpol. Professora convidada em várias instituições.