Este livro foi elaborado com o intuito de transmitir conhecimentos em diferentes vertentes das ciências forenses, privilegiando temáticas e aspetos que possam constituir suporte pedagógico e profissional. Pretende-se, por isso, que seja uma ferramenta de apoio a cursos universitários de pré e pós-graduação e, também, direcionada a profissionais e mesmo àqueles que, por mera curiosidade ou para incrementar a sua instrução, optarem por aprofundar estes saberes.
A informação teórica e prática deste livro visa fundamentalmente aspetos que têm servido de suporte aos autores, na qualidade de prestadores de serviços, para um bem comum que assiste a todos os concidadãos: a justiça e a manutenção da ordem social.
"[E]sta obra, ensaiada a partir de um múltiplo, heterogéneo e enriquecedor conjunto de perspetivas, [...] provindas de diferentes áreas de conhecimento e de atuação profissional e que espelham consolidados saberes e práticas que convergem, no entanto, na consideração da ciência e da tecnologia no combate ao crime, contribuindo significativamente para a compreensão do modo e das circunstâncias em que terá ocorrido a prática de um crime, bem como o seu autor, através do estudo e investigação do facto ou factos que materializam uma atividade entendida como criminalmente ilícita, e da recolha e preservação das evidências que resultam da recolha, reconhecimento e interpretação de indícios, físicos ou outros, deixados pelo crime. Daí a sua relevância, que se torna ocioso destacar."
Manuel Simas Santos
Juiz Conselheiro in Prefácio
Os direitos de autor desta obra revertem a favor da Associação Criança e Vida.
Livro segundo o novo acordo ortográfico
· Desafios Ético-jurídicos da Prova Pericial;
· Genética Forense;
· Lofoscopia;
· Toxicologia Forense;
· Antropologia Forense;
· Medicina Dentária Forense,
· Armas de Fogo e Balística Criminal;
· Estudo de Marcas na Identificação de Armas de Fogo e Ferramentas;
· Escrita Manual;
· Análise de Documentos Contestados.
Público-Alvo
·Alunos dos cursos e cadeiras de Medicina Legal, Ciências Forenses, Psicologia Criminal, Forense e Judiciária, bem como de Direito;
·Profissionais das áreas de Medicina Legal, Ciências Forenses, Psicologia e Direito;
·Investigadores forenses e ligados ao sistema de Justiça (e.g., órgãos de polícia criminal);
·Público em geral com interesse na temática.
Pré-visualização
Autores
M. Fátima Pinheiro (Coord.)
Licenciada em Farmácia pela Universidade do Porto (UP) e Doutorada em Ciências Biomédicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da UP. Docente, coordenadora e regente de disciplinas das áreas de Medicina Legal e Genética Forense em diversos estabelecimentos universitários. Foi Diretora do Serviço de Genética e Biologia Forense do Instituto de Medicina Legal do Porto (aposentada desde junho de 2013). Coordenadora dos livros
CSI Criminal,
CSI Catástrofes e
Genética Forense.
Perspectivas da identificação genética.