Este livro é uma ferramenta prática e útil para os pais separados ou que estejam a passar por processos de separação ou divórcio, educando os filhos em comum, independentemente do tipo de regime de responsabilidades parentais (residência alternada ou exclusiva).
Não há soluções-padrão que resultem para todos, mas procuramos, ao longo desta obra, dar informação útil e facilitar a consciencialização de cada um sobre a sua situação familiar, os seus recursos, condições, necessidades, limites, interações e possíveis soluções promotoras do desenvolvimento e bem-estar da criança/jovem e da família como um todo.
Esta informação e respetiva reflexão pessoal poderão contribuir para uma maior capacitação parental, para um ambiente emocional e relacional favorecedor do desenvolvimento saudável e para a promoção do superior interesse da criança/jovem.
Apresentando temas relevantes, associados às alterações familiares decorrentes de um processo de separação ou divórcio, este guia apresenta-se como um recurso essencial na adaptação à nova configuração familiar, aos seus desafios e eventuais resoluções construtivas de desavenças entre os pais, que encontrarão aqui um conjunto de estratégias de adaptação e de resolução promotoras de um clima familiar positivo.
TEMAS ABORDADOS
- Coparentalidade
- Família pós-separação
- Meios legais
- Regimes de responsabilidades parentais
- Vivências e impacto psicológico para pais e filhos
- Gestão das emoções e do stresse
- Conflito interparental
- Comunicação
- Cooperação
- Filhos e novas relações dos pais
Target-Audience
- Pais em processo de divórcio/separação, em coparentalidade pós-separação e/ou em conflito
- Público em geral
Preview
Authors
Mónica Taveira Pires
Professora universitária, doutorada em Psicologia da Saúde, psicóloga clínica, psicoterapeuta e educadora de infância. Enquanto investigadora, dedica a sua carreira académica ao estudo da parentalidade e ajustamento da criança em diferentes contextos de vulnerabilidade psicossocial. Conjuga a atividade científica com a prática clínica em psicoterapia com crianças, adultos e família, centrando-se na promoção das competências parentais.
Lídia Gamboa
Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é magistrada de carreira. Exerceu sucessivamente, desde 1996, funções em diversos tribunais. Em 2007 foi colocada no Tribunal da Comarca de Lisboa, no Juízo de Família e Menores, área em que se especializou. Exerce cumulativamente o cargo de Juíza Coordenadora deste tribunal.