O processo de luto é a adaptação a um mundo sem a pessoa perdida e, por sua vez, à ausência dos momentos de proximidade física e toque com a mesma, exigindo a transformação da relação anteriormente física numa relação meramente emocional, interna e simbólica. A intervenção psicológica no luto abrange vários objetivos terapêuticos, como são exemplo a exploração das especificidades do processo de luto, a validação e normalização da experiência da perda, a identificação de ferramentas para a gestão do sofrimento e o potenciar do crescimento e desenvolvimento pessoal da pessoa em luto.
O presente manual aborda as especificidades da intervenção em função do tipo de perda (luto inesperado, luto antecipatório, luto patológico), do momento do ciclo da vida em que ocorre (infância, adolescência, terceira idade) e da sua natureza (homicídio, suicídio, doença crónica), apresentando as estratégias e ferramentas de intervenção atuais que se adequam às especificidades referidas e que apelam à concetualização da perda em função das diferenças individuais da pessoa em luto, da sua história e da natureza da relação com a pessoa perdida.
O recurso a casos clínicos permite alcançar uma maior compreensão dos processos de luto e dos desafios associados, por exemplo, a identificação de rituais do luto e a gestão das dinâmicas familiares num contexto de inúmeras perdas (como a perda do futuro, dos planos e das expectativas), que acentuam o sofrimento atroz vivenciado pela perda real da pessoa.
Este manual é uma mais-valia pelos conhecimentos cientificamente validados que sistematiza, inclusive num período pandémico - de COVID-19 -, em que toda a comunidade se encontra (ou encontrou) em luto pelas vidas atingidas por um vírus que exigiu também o refletir da intervenção psicológica no luto, constituindo-se como um recurso essencial aos profissionais e estudantes da área da psicologia e da saúde que trabalham com uma das experiências humanas mais avassaladoras - a morte.
PRINCIPAIS CONTEÚDOS
- O processo do luto e os seus diferentes tipos
- As fases da vida e as especificidades da vivência do luto
- Novas terapias do luto
- Instrumentos de avaliação psicológica no luto
- O autocuidado dos psicólogos que trabalham com o luto e o trauma
- O processo do luto: mitos e estratégias básicas
Target-Audience
- Alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos em Psicologia e da área da Saúde
- Profissionais destas áreas
Preview
Authors
Coordenadores:
Sofia Gabriel - Psicóloga Clínica na Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense, sendo responsável pela Consulta Especializada de Apoio ao Luto. Mestre em Psicologia Clínica Cognitiva-Comportamental e Integrativa pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Possui o Curso Pós-Graduado em Luto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Nível 1), de Traumatic Incident Reduction (Nível 1) e Intervenção Cognitiva-Narrativa no Luto (Nível 1).
Mauro Paulino - Coordenador da Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Psicólogo Forense Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra. Membro do Conselho Nacional de Psicólogos. Pós-graduado em Consulta Psicológica, Psicoterapia e Neuropsicologia. Formação em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) Nível 2.
Telmo Mourinho Baptista - Professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Presidente do Conselho Nacional de Psicólogos. Presidente da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI). Fundador e 1.º Bastonário da OPP.