A violência sobre as pessoas idosas é um problema social que integra a agenda política internacional e nacional. Esta violência pode assumir diversas formas e representar vários tipos de crimes. Torna-se, por isso, emergente definir políticas públicas na promoção de estratégias de envelhecimento ativo e para uma efetiva prevenção da violência.
Com uma abordagem multidisciplinar, o presente livro trata esta problemática do ponto de vista de várias áreas científicas, desde uma visão demográfica, à psicologia, passando pelo direito, pelo serviço social, pela enfermagem e pela sociologia.
Apresentando modelos de intervenção, assim como instrumentos de deteção de maus-tratos e de avaliação da atuação dos diversos profissionais e cuidadores envolvidos, esta obra conjunta oferece ainda temas inovadores tais como o envelhecimento de pessoas com deficiência, a intervenção psicológica após a descoberta de maus-tratos, a avaliação neuropsicológica para determinação de capacidade financeira, a perícia de escrita manual (para deteção de falsificações de testamentos e outros documentos) e o suicídio cometido pela população idosa.
Uma obra de leitura obrigatória para profissionais, estudantes e investigadores de várias áreas, bem como para todos os que trabalham na defesa e na promoção dos direitos das pessoas idosas.
Temas em destaque:· Tipologia de maus-tratos
· Enquadramento jurídico-penal do abuso
· Estratégias de prevenção, deteção e intervenção
· Violência em contextos familiar e institucional
· Perspetivas do idoso e do cuidador formal
· Envelhecimento de pessoas com deficiência
· Intervenção psicológica após descoberta de maus-tratos
· Avaliação neuropsicológica para determinação de capacidade financeira
· Perícia de escrita manual para deteção de falsificações
· Suicídio nas pessoas idosas
Errata (75KB)