A 25 de Abril de 1974 vislumbrámos os mais amplos e generosos horizontes e antecipámos os mais belos sonhos. A Liberdade foi, deles, o mais precioso, desembaraçada que ficou do longo silêncio imposto. Dela brotou a livre expressão do pensamento, essa indomável pulsão dos seres inquietos e alimento dos sonhadores.
Decorridos que estão estes primeiros 50 Anos em Democracia, surge o presente livro, onde, através da reflexão de 50 personalidades, se mostra o percurso do Turismo em Portugal, na sua dimensão macroeconómica, no desempenho dos seus principais ramos e na sua evolução, expressando o contributo que deu ao País, à sociedade e à economia e intuindo do muito que ainda poderá vir a retornar.
O Turismo é uma atividade com alma. Ela sente-se em todos os que a tocam. Justifica-se, assim, a exaltação dos seus sucessivos sucessos. Por estes serem reais, também a manifestação da mais pequena dúvida metódica é incómoda, senão mesmo apodada de destrutiva. Seja, ainda, pelos seus impactos no território e carga nos destinos ou porque a uns a ousadia da visita tanto ofende e a outros o sucesso tanto incomoda, o Turismo é, de quando em vez, alvo de críticas luciânicas.
Os apaixonantes textos que o leitor tem agora à sua disposição são essenciais à compreensão do desenvolvimento do Turismo português e à determinação dos seus atores nestes 50 anos em que comemoramos Liberdade e Paz social. Lê-los é, igualmente, uma forma de melhor compreender o Portugal de hoje.
Com Prefácio de António Barreto
Livro com o selo da Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril
Temas organizados em:
1. Economia do Turismo e Políticas Públicas
2. Turismo, Sociedade e Diálogo Social
3. Ordenamento Turístico, Destinos e Valores
4. Transportes, Distribuição e Logística Turística
5. Investimento Turístico, Financiamento e Fiscalidade
6. Internacionalização e Mercados Turísticos
7. Hospitalidade
8. Ensino, Formação e Investigação no Turismo
9. Cultura e Animação Turística
10. Turismo nas Regiões Autónomas
Público-Alvo
· Profissionais de Turismo
· Estudantes e investigadores
· Público em geral interessado
Pré-visualização
Autores
António Abrantes (Organizador)
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, no ISCTE, deu início à sua atividade no turismo na ENATUR, E.P. - Empresa Nacional de Turismo. Foi Assessor e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Turismo dos VII e VIII Governos Constitucionais e Auditor de Defesa Nacional, no Instituto de Defesa Nacional. Regressou à vida empresarial na ESTA - Gestão de Hotéis, S.A., altura em que iniciou a sua vida académica como professor de turismo, atividade que ainda mantém. Foi Coordenador da Estrutura de Apoio Técnico ao Gestor da Medida 3 - Formação dos Profissionais do Turismo no QCA II, de onde saiu para Secretário-Geral da Confederação do Turismo Português. Coordenador da Equipa Técnica da Associação de Municípios do Vale do Côa, foi responsável pela conceção e plano de ação da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE, para o desenvolvimento do Turismo e Património do Vale do Côa. Obteve o grau de Mestre em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas e o título de Especialista em Turismo e Lazer, passando a integrar a administração de várias empresas turísticas. Regressou à atividade associativa como Secretário-Geral da Confederação do Turismo de Portugal, tendo integrado o Conselho Económico e Social, o Conselho Superior de Estatística e as Comissões de Acompanhamento dos Programas Operacionais do Algarve e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Atualmente, leciona em cursos superiores de turismo, nas áreas da economia do turismo, política do turismo e legislação turística, na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Com livros publicados na área do turismo, é também articulista em matérias do Turismo em órgãos de comunicação social, genéricos e da especialidade.