Quer aprender a organizar o processo de escrita de um documento técnico? Quer expor por escrito, de forma clara e objetiva, as suas ideias? E entender melhor os documentos técnicos que lê? Então este livro é para si!
A escrita de documentos técnicos como relatórios, propostas, artigos, teses ou pareceres é essencial para todas as pessoas, pois disso pode depender uma boa parte do seu sucesso pessoal e profissional. Estamos constantemente a comunicar com outros e a expor ideias através de documentos escritos, e se não o soubermos fazer eficazmente arriscamo-nos a perder oportunidades, a não alcançar objetivos e a fracassar.
Surge então o presente livro, que tem como finalidades a identificação, análise e discussão dos aspetos essenciais das diversas estratégias e abordagens para a exposição escrita de ideias em documentos técnicos, dando também as ferramentas necessárias para um melhor entendimento da documentação técnica.
Este livro é destinado a todo o tipo de profissionais que, trabalhando individualmente ou em equipa, tenham a necessidade de expor as suas ideias na forma escrita, apresentar propostas ou comunicar resultados do seu trabalho, incluindo, entre muitos outros, cientistas, investigadores, engenheiros, economistas, gestores, jornalistas, políticos, professores de todos os graus de ensino, e, ainda, os estudantes.
Com este livro aprenda a:
· Expor melhor, por escrito, as suas ideias, aumentando as probabilidades de sucesso
· Planear, projetar e estruturar um grande leque de documentos técnicos
· Comunicar de forma eficiente e eficaz
· Cativar os leitores dos documentos que elabora
· Ler mais facilmente, entender melhor e avaliar os documentos técnicos que lê
· Perceber as formas, ferramentas e fases da gestão de documentos técnicos
Público-Alvo
- Público em geral
- Profissionais (como cientistas, investigadores, engenheiros, economistas, gestores, jornalistas ou políticos)
- Professores de todos os graus de ensino
- Estudantes
Pré-visualização
Autores
Fernando Boavida
Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é docente do Departamento de Engenharia Informática. Possui mais de 40 anos de experiência de ensino superior, investigação e engenharia, na área das Telecomunicações e Informática. Ao longo da sua carreira, fez centenas de apresentações em conferências e eventos nacionais e internacionais, lecionou mais de três mil aulas, reviu mais de mil artigos submetidos a congressos ou revistas internacionais e foi júri em mais de 200 provas académicas, 20 das quais no estrangeiro.
Mário Bernardes
Ex-Diretor do Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu atividade de planeamento, projeto e administração de sistemas e redes informáticos. Foi consultor de informática na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde participou em projetos na área da Ciência da Informática, e foi docente convidado em cursos de mestrado e pós-graduação nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação e das Ciências da Informação. Como consultor, tem desempenhado a atividade de avaliador de projetos.