Follow us
Share
Inglês
Search
Serviço Social Contemporâneo - Reflexividade e Estratégia
Cristina Albuquerque | Ana Cristina Arcoverde
-10%
Promotion - Immediate discount
€ 23,32 € 20,99
Availability: Available
Publication Date: 2017ISBN: 978-989-693-070-7
Publisher: PACTORFixed Price:
No
This book is not covered by the Fixed Book Price Law.
-For more information please refer to the frequently asked questions"
Pages: 200Format: 16.7x24 cm
Language: Português
O Serviço Social contemporâneo é cada vez mais confrontado com a tensão entre a necessidade de comprovar e justificar tudo aquilo que faz e a relativa inconstância ou imprecisão das normas e princípios estruturantes da ação em diferentes contextos da prática profissional. Por isso, as dimensões da reflexividade e da compreensão e planeamento estratégico na/da prática profissional, presentes na reflexão que há muito se faz no quadro da profissão, não deixam, ainda assim, de adquirir hoje uma importância acrescida e inédita para a afirmação da profissão como catalisadora de empoderamento e de inovação social e política.

A presente obra, portadora de grande interesse e atualidade, quer para profissionais sociais, quer para investigadores, estudantes e docentes da área de Ciências Sociais, coloca precisamente em destaque esta conceção da intervenção social contemporânea. Procura, assim, discutir, recorrendo a um conjunto de contributos científicos de grande relevo, a importância e os modos de concretização de uma prática reflexiva e estratégica, em diferentes níveis de intervenção, desde o quotidiano profissional dos assistentes sociais, ao empoderamento organizacional e comunitário, à gestão social e à avaliação de políticas sociais.

O que significa agir estrategicamente? Qual o lugar da reflexividade e da "prudência" na construção da prática profissional? Como aproveitar, de forma mais eficaz e refletida, os conhecimentos, a experiência e a criatividade na intervenção quotidiana, na inovação organizacional, na conceção e avaliação de políticas públicas e respetivos impactes? Como passar do "saber-fazer" ao "saber-agir"?

Os diferentes autores, portugueses e brasileiros, abordam os debates mais recentes sobre as (re)adaptações do Serviço Social na atualidade, colocando em destaque a ideia de que um Serviço Social estratégico é, desde logo, um Serviço Social que aprende a utilizar, de outro modo, mais efetivo e ponderado, as potencialidades e as margens de autonomia que já possui, reconstruindo-se e revisando-se, contínua e criticamente, nesse processo.

Target-Audience
· Profissionais
· Estudantes
· Docentes
· Investigadores
Preview
Authors
Cristina Pinto Albuquerque (Coord.)
Doutora em Letras, pela Universidade de Fribourg (Suíça), na área de especialização em Trabalho Social e Política Social, e Pós-Doutora em Filosofia Social e Política pela Universidade Paris Descartes, Sorbonne Paris Cité (Centro PHILéPOL). Professora Auxiliar na FPCEUC, onde cocoordena o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Serviço Social da Universidade de Coimbra. Investigadora integrada do CEIS20 e associada do CICS.NOVA.

Ana Cristina Brito Arcoverde (Coord.)
Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco/Brasil, investigadora 1 do CNPq, líder do Núcleo de Pesquisa Ações em Rede Coordenadas no Universo Social - ARCUS/CNPq/UFPE. Pós-Doutora em Avaliação de Políticas Públicas e Intervenção Social pela Universidade de Coimbra em Psicologia da Educação pela UnB. Doutora em Sociologia pela Université de Paris III - La Sorbonne Nouvelle.
The discounts, promotions and campaigns are valid for 12-08-2022, unless otherwise informed. Move your cursor over the discount icon to see the price reduction modality. The listed prices include Portuguese VAT.

At the shopping cart the VAT taxes are adjusted accordingly to the Country of destination.
PACTOR – Av. Praia da Vitória, 14 A – 1000-247 Lisboa – Portugal
Seara.com
livroreclamacoes.pt