Uma publicação inédita em Portugal.
Um livro que NÃO se centra na discussão e compreensão dos problemas relacionados com a violência doméstica, com os maus-tratos infantis ou com os crimes sexuais, MAS SIM na vítima e no apoio que esta pode receber.
O que fazer?
Que medidas legais tomar?
Que canais de apoio podem ser consultados?
Como planear uma fuga em situação de risco?
Como reconhecer os indicadores de agressão à criança?
Como proceder à denúncia?
Estas são algumas das questões tratadas nesta obra sobre dois dos maiores flagelos da sociedade: a Violência Doméstica e os Crimes Sexuais.
Com uma linguagem simples, prática e informativa, este é um livro dedicado diretamente à vítima e a todas as pessoas que podem fazer algo para prestar apoio à vítima, criança ou adulto, seja ela abusada sexualmente ou maltratada física ou emocionalmente.
Trata-se de uma obra que pode ajudar também os pais, os educadores e as famílias a detetar sinais e sintomas, bem como a encontrar formas de lidar e falar com as vítimas, especialmente quando crianças, no sentido de as proteger e de as esclarecer sobre estes fenómenos. Os técnicos e profissionais que, no âmbito das suas atividades, lidam com estas problemáticas encontrarão também aqui um manual de apoio essencial.
Com a leitura deste livro a vítima perceberá que não está só, que não teve culpa pelo que lhe aconteceu e que necessita de toda a ajuda que lhe é devida.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
·Indicadores de agressão na violência sobre a criança;
·Acompanhamento e tratamento das famílias em risco;
·Sinais e sintomas de abuso infantil e tipos de abuso;
·Crimes e agressões sexuais;
·Enquadramento jurídico dos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual;
·Atuar em caso de violência doméstica e crime sexual contra mulheres;
·Apoio à criança vítima de abuso sexual;
·Abuso emocional e negligência infantil;
·A figura masculina contra a violência doméstica e os crimes sexuais;
·Drogas, álcool e maus-tratos e violência doméstica.
Target-Audience
·Vítimas;
·Pais, familiares e amigos de vítimas;
·Técnicos e profissionais;
·Educadores e professores dos mais variados níveis de ensino;
·Todas as pessoas que podem fazer algo para prestar apoio à vítima (criança ou adulto).
Preview
Authors
Luis Maia
Licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade do Minho, especialista em Ciências Médico-Legais pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Lisboa, com os graus de Neuropsicologia Clínica e de Suficiência Investigadora em Psicobiologia e doutorado em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca.
Docente da Universidade da Beira Interior. Psicoterapeuta com vasta experiência nos campos da Neuropsicologia, Psicologia Forense, Psicopedagogia e perturbações mentais.Galardoado com dezenas de prémios académicos e científicos, nacionais e internacionais, é, ainda, editor associado da revista Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior.
Autor de vários livros, entre os quais E Tudo Começa no Berço! e Educar sem Bater, publicados pela PACTOR, e Avaliação e Intervenção Neuropsicológica, publicado pela LIDEL, e de centenas de artigos, procura afirmar cada vez mais o papel da responsabilização pessoal em prol do desenvolvimento social humano.